Carregando... Carregando...

Coração humano

Coração humano

O coração humano é o órgão responsável pelo percurso do sangue bombeado através de todo o organismo, que é feito em aproximadamente 45 segundos em repouso. Bate cerca de 109.440 a 110.880 vezes por dia, bombeando aproximadamente 5 litros de sangue.

Neste tempo o órgão bombeia sangue suficiente a uma pressão razoável, para percorrer todo o corpo nos sentidos de ida e volta, transportando assim, oxigênio e nutrientes necessários às células que sustentam as atividades orgânicas.

O coração é o órgão central da circulação, que tem o tamanho aproximado de um punho fechado, e pode se localizar em três posições no corpo:[2]

  • Levocardia – posicionamento normal do coração do lado esquerdo do torax.
  • Mesocardia – anomalia que faz com que a pessoa nasça com o coração no centro do torax.
  • Situs inversus – anomalia que faz com que a pessoa nasça com o coração do lado direito do tórax.

Normalmente fica localizado na caixa torácica, levemente inclinado para esquerda e para baixo (mediastino médio). Porém, existe uma anomalia chamada Dextrocardio que faz com que o indivíduo nasça com o coração levemente inclinado para direita e para baixo.

É constituído por uma massa contráctil – o miocárdio – revestido interiormente por uma membrana fina – o endocárdio – e envolvido por um saco fibro-seroso, o pericárdio.

O coração é constituído por duas porções: a metade direita ou coração direito, onde circula o sangue venoso e a metade esquerda, onde circula sangue arterial. Cada uma destas metades do coração é constituída por duas cavidades, uma superior – o átrio – e uma inferior – o ventrículo. Estas cavidades comunicam entre si pelos orifícios átrio-ventriculares. Os dois átrios encontram-se separados pelo septo interatrial e os dois ventrículos pelo septo interventricular.

Na cavidade atrioventricular esquerda encontra-se a valva mitral, e no orifício atrioventricular direito a valva tricúspide (são valvas que se abrem em direção ao ventrículo e se fecham para evitar o refluxo do sangue).

A circulação sanguínea é assegurada pelo batimento cardíaco, ou seja, o batimento do coração, que lança o sangue nas artérias.

Compartilhe:

Comentários